Casa Cultural Cuiabá 153
A CCC153 Iniciou suas atividades como espaço de exposição de arte na rua Cuiabá, na casa de número 153, em 2009. Após a bienal de 2011, iniciamos a realização de uma versão brasileira do evento francês Les Fenêtres Qui Parlent, o Portões Que Falam. Esse evento passou a ser uma das mais importantes realizações culturais da CCC153, e por se tratar de arte pública, também, o mais abrangente em número de artistas e visitantes envolvidos, desempenhando um papel vital na paisagem cultural de nossa comunidade e da região do ABC paulista.
O crescimento exponencial deste evento de arte pública foi significativo, tornando necessária uma reestruturação da casa cultural a fim de suportar o número crescente de participantes e entusiastas. Esse aumento evidenciou a importância de um espaço dedicado à arte, como também a urgência de preparar os artistas para que pudessem ampliar seu repertório e enriquecer suas produções.
Foi preciso pensar a estrutura organizacional da Cuiabá 153, passando pela definição de diretrizes e tomada de decisões estratégicas para oferecer um cronograma que envolvesse a educação e formação com cursos e oficinas específicos, programas de capacitação para artistas e interessados da comunidade, e desenvolvimento sustentável da casa.
Muitos profissionais renomados de várias áreas, ofereceram suas experiências em forma de vivências, cursos e apresentações, reverberando inclusive, os temas vigentes das edições do PQF. Esse movimento não apenas enriqueceu a formação dos artistas, mas também fortaleceu a casa como um ponto de cultura, permitindo a realização de uma diversidade de ações culturais. Além das bienais de arte pública, a casa passou a oferecer eventos gastronômicos, gravações de shows musicais autorais de artistas locais, gravações de projetos audiovisuais, exposições de arte com foco em artistas mulheres, programas inéditos de exposição, envolvendo inúmeros artistas e ampliando o diálogo entre as diversas linguagens artísticas.
A inclusão de serviços como a hotelaria pelo Airbnb e residência artística, a consultoria e acompanhamento artístico também diversificou as oportunidades de interação e aprendizagem, solidificando a casa cultural, onde a arte, a gastronomia e a música se entrelaçam, promovendo um ambiente singular e enriquecedor tanto para os artistas quanto para o público.
Serviços
Consulte disponibilidades e agenda!