Pesquisa
Extensão
UFABC
O projeto de extensão "Arte Pública e Comunitária da região metropolitana do ABC Paulista em diálogo com o mundo: história e práticas da Casa Cultural Cuiabá 153" da Universidade Federal do ABC consiste na pesquisa da produção e impacto social das atividades da CCC153. Alunas da universidade têm se dedicado à pesquisa e documentação da história do projeto Portões que Falam" tendo como objetivo um documentário que será lançado em breve, são jovens pesquisadoras que já se estudam entremeios da arte pública e sociedade.
A Casa de Cultural Cuiabá 153, mediada pela Sueli de Moraes estabelece uma parceria com a
Universidade Federal do ABC (UFABC) no ano de 2024, num projeto que visa fortalecer os laços entre a academia e a comunidade local, promovendo a troca de conhecimento, cultura e experiências.
Sob a coordenação da professora Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky (UFABC), e da coordenadora adjunta, Sueli de Moraes, gestora da CCC153, esta iniciativa busca desenvolver atividades de extensão que abordam temas relevantes para a comunidade, estimulando a participação e o envolvimento ativo dos cidadãos. As ações realizadas pela Casa de Cultura, em conjunto com a documentação e pesquisa do projeto "Portões que Falam" — que inclui entrevistas gravadas, filmadas e transcritas, além de registros fotográficos — enriquecem ainda mais essa proposta.
A colaboração entre a universidade e a Casa de Cultura cria um ambiente propício para o diálogo e a co-criação de projetos que valorizam a diversidade cultural e impulsionam o desenvolvimento social. Através de oficinas, palestras, exposições e eventos culturais, o projeto se propõe a potencializar a vida cultural da comunidade, ao mesmo tempo em que oferece aos alunos da UFABC a oportunidade de vivenciar a prática profissional em um ambiente colaborativo. Juntos, a UFABC e a Casa Cultura Cuiabá 153 aspiram construir um espaço inclusivo, onde saberes acadêmicos e experiências locais se encontram, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da região.
Como produto deste projeto de extensão será realizado um filme documentário em conjunto pelas alunas e coordenadores da Casa Cultural Cuiabá 153, que será exibido tanto na CCC153 como na Universidade; e a transcrição das entrevistas realizadas com a comunidade.
Estamos entusiasmados com as possibilidades que essa parceria oferece e comprometidos em criar um impacto positivo na vida da comunidade por meio da educação, da cultura e da arte. Nosso interesse é que o projeto continue e que mais alunos possam participar do processo de pesquisa e documentação das transcrições e fotografias para posterior publicação no seu devido tempo.
.





